O barroco é uma escola literária de grande complexidade, e caracteriza-se pelo alto grau de religiosidade e a grande valorização da Culta Língua, utilizando de uma linguagem mais rebuscada e muito bem trabalhada, para muitos leitores se torna uma escrita de dificil compreensão, apresenta em suas produções antíteses e metonímias, é possivel ver também a constante oposição dos religiosos contra aqueles que os julgavam mal.
O barroco foi uma escola literária muito influenciada pela religiosidade e pela literatura lusitana. As principais características do barroco foram a dramaticidade no teatro, o claro e o escuro nas pinturas e a música instrumental. Na literatura eram usadas antíteses, uma comparação entre imagens, e a metonímia, os principais artistas dessa época, no Brasil, foram Gregório de Matos e o Padre Antônio Vieira.
O barroco foi um movimento que teve início na Europa nos séculos XVII e XVIII e foi marcado pela força da igreja exercendo poder social, político e econômico. No Brasil tem seu início em 1601 com a publicação de Prosopopeia, de Bento Teixeira, até 1768. Essa escola literária se preocupava com os seguintes temas: solidão, sofrimento de agonia, brevidade da vida, preocupação com a morte, pessimismo perante a vida, religião com alívio para angústias.
O Barroco, conhecido como a arte da Indisciplina, surgiu em meio a forte presença da cultura e principalmente da religião. Assim, fica dividido entre os prazeres do Renascimento e da religiosidade da Contra-Reforma. Portanto o Barroco é a expressãodas contradições humanas na espiritualidade da época. Por isso esta arte e literatura é vista como desobediente e conflitante por destruir princípios Renascentistas.
O barroco surgiu na época da contra-reforma, o barroco tem influência da religiosidade da eṕoca. O barroco tem como caracteristicas: O carpe diem, o conceptismo e na arte existe o jogo do claro-escuro. Um artista muito importante para o barroco tanto no Brasil como em portugal foi o Pe.Antônio Vieira. O maior poeta do barroco brasileiro foi Gregório de matos.
O barroco é um estilo que se desenvolveu primeiramente nas artes plásticas e depois se manifestou na literatura, no teatro e na música. Surgiu na Itália no século XVI e foi até o século XVIII. As obras do barroco apresentam o conflito espiritual,o homem vive atordoado entre a salvação e o pecado, linguagem refinada (poís foi formada pela nobreza e pelo alto clero), antítese e nas artes visuais eram predominantes o uso de luz e sombra para motsrar um contraste. O principal artista do barroco brasileiro nas artes plásticas é o aleijadinho.
O Barraco iniciou na europa, na época de domínio da Espanha, nele ocorreu grandes conflitos, entre eles: Contrarreforma, Reforma Protestante e Absolutismo, e no brasil a invasão Holandesa e o crescimento da economia. As características barrocas eram : Uso de antítes "ideias opostas", linguagem difícil de ser entendida pelo leitor, pinturas com profundidade e bastante real.
O Barroco é a expressão das idéias e dos sofrimentos do artista do século XVII , já que, o Barroco surgiu na passagem do século XVI para o XVII chegando até o inicio do século XVIII. O mesmo foi influenciado quando a igreja cátolica dá inicio ao movimento Contra-Reforma, usando algumas obras barrocas para tentar impedir a expassão protestante, por isso o Barroco tem uma influencia um tanto religiosa.
O Barroco sucedeu o Renascimento, abrangendo do final do século XVI foi até o final do século XVIII, estendendo-se a quase todas as manifestações culturais europeias é latino-americanas. Tem como marco inicial a Unificação da Península Ibérica sob o domínio espanhol em 1580 se estendendo até por volta da primeira metade do século XVIII, quando ocorre a fundação da Arcádia Lusitana. Caracterizado pelo Cultismo: jogo de palavras; o uso culto da língua; predominando inversões sintáticas, é o Conceptismo: jogo de raciocínio e de retórica que visa melhor explicar o conflito dos opostos. Possui uma Linguagem rebuscada e trabalhada ao extremo, usando muitos recursos estilísticos, figuras de linguagem e sintaxe, hipérboles, metáforas, antíteses e paradoxos. É uma Literatura moralista, já que foi usada pelos padres jesuítas para pregar a fé e a religião.
Foi um movimento cultural, artístico e litarário de grande importância histórica, sendo um dos primeiros movimentos culturais do Brasil, que se caracterizava na literatura pelo uso exagerado das figuras de linguagem, principalmente a antítese. Na arte o uso do claro e escuro é constante que evidenciam oposições como: o céu e o inferno, o claro e o escuro, a vida e a morte. Ou seja, o Barroco retrata oposição,e sofre grande influência da igreja catolica.
O barroco é o nome do estilo artístico que floresceu entre o final do século XVI e meados do século XVIII, inicialmente na Itália, difundindo-se em seguida pelos países católicos da Europa e América, antes de atingir em uma forma modificada as áreas protestantes e alguns pontos do oriente. Considerado como estilo correspondente ao absolutismo e a contrarreforma distingue-se pelo esplendor e exuberância. Aborda vários temas: morte, sobrenatural, fugacidade da vida e ilusão, castigo, erotismo, cenas trágicas, apelo à religião, arrependimento, solução do mundo.
O Barroco originou-se na Itália, no século XVII. Foi um movimento muito marcante em muitas áreas. Graças a Igreja Católica e a Reforma Protestante ele teve muita influência do Teocentrismo (que significa Deus no centro de tudo). Foi um dos principais movimentos artísticos no Brasil, utlizou muito a antítese, ou seja, elementos opostos como bem e mal, alegria e tristeza, Deus e Diabo. Em seus escritos também estão presentes as figuras de linguagem metonímia e hipérbole.
A escola literária "Barroco" pode ser compreendida como um estilo artístico que trabalhava as artes plásticas, a literatura, o teatro e a música. As obras barrocas valorizavam muito as cores, luz e sombra. Seu tema central era a religiosidade, mas também trazia traços do conceptismo e do cultismo. O barroco teve início na Europa nos séculos XVI e XVIII, e só começou a se difundir pelo Brasil no início do ano de 1601.
Um periodo literario com contrastes e oposições tem por nome Barroco pessoas buscavam salvação usufruindo de coisas mundanas, mas tentando ter o perdão.
O Barroco enfatiza tudo que é constante que muda de aparência retrata em instantes o que está em movimento de uma forma bem marcante.
Padre Antônio Vieira destaca-se na literatura com seus belos sermões despertava a leitura de religiosos diversos para o desenvolver da criatura.
Amor platônico amor carnal pecado e perdão contradição conflitual tudo nele retratava na literatura em geral.
O Barroco tem o cultismo um rebuscamento formal com ideias do conceptismo a religiosidade em geral marcou a historia de um povo como um periodo especial.
Esse estilo chamado barroco teve início no século XVI, os escritores da época enfatizavam muito a questão da religiosidade e também o sofrimento, Algumas das características desse estilo são:dualismo, fugacidade, linguagem rebuscada, pessimismo, cultismo.
O Barroco em Portugal aconteceu em meio a decadência do país e contrarreforma católica, e já em 1640 pela reação de Restauração do Estado. De 1580 a 1756 foi um período de alternância de momentos de depressão e outros de euforia e nacionalismo, resultando em uma arte turbulenta. No Brasil, o Barroco também ocorreu a partir do século XVIII, a princípio influenciado pelos jesuítas que denominavam o ensino. Foi o primeiro estilo artístico do Brasil. É a representação dos ideais e dos sentimentos do artista nesse século.
Vigora durtante todo seculo XVII e chega às primeiras décadas do seculo XVIII,registra o espirito contraditório de uma época que se divide entre as influências do renascimento - o materialismo,o paganismo, e o sensualismo - e da onda de religiosidade trazida sobretudo pela contrarreforma. A linguagem barroca é a expressão de idéias e dos sentimentos do artista do século XVII.Seus temas e sua construção combinam-se para expressar a concepção barroca do mundo.
O barroco foi uma escola literária que surgiu na Europa, em especial na Itália, que se espalhou pelo mundo devido a grande influencia da igreja católica. Os temas barrocos abordavam muito o contrate entre a vida e a morte, não deixando de lado a religião católica, tanto na arte quanto na literatura.
Considerado um renascimento revisitado, seus escritores eram contraditórios, absurdamente religiosos, transpiravam sofrimento em seus versos, trabalhados por artistas com grande interesse pela antiguidade clássica. Atingiu o ocidente e alguns pontos do oriente; antíteses e sofrimentos, englobavam o comportamento humano da época, para muitos o Barroco foi muito mais que um período histórico, mais que uma escola literária, que um estilo artístico, um novo modo de entender o mundo, a criatura e o criador.
Período literário que caracteriza-se pelos constrastes, oposições e dilemas. O homem deste período buscava a salvação ao mesmo tempo que queria usufruir dos prazeres mundanos, daí surgem os conflitos. Antopocentrismo opondo-s ao Teocentrismo. O barroco brasileiro teve seu marco inicial com: "Prosopópeia" de Bento Teixeira em 1601. Um dos mais importantes literários foi Gregório de Matos, conhecido como "Boca do inferno", essa designação se deu devido aos seus retratos da sociedade da época.
Barroco A origem do termo Barroco e (contravertida). Alguns estudiosos afirmam que vem de uma dedução formal, aristotético, cuja conclusão era falsa: segundo outros, designaram um tipo de pérola que tinha forma irregular. A palavra irregular é bem adequada a esta escola literária, pois mostra uma das características fundamentais do estilo Barroco: o culto do contraste. O termo Barroco estende-se a todas as manifestações artísticas (musicas, pinturas e arquitetura) da época.
O Barroco acabou influenciando na produção literária. As obras são marcadas pela oposição entre o mundo real e o espiritual e pelo sentimento de angústia. No Barroco são usadas algumas figuras de linguagem, como a metáfora, antítese e hipérbole. Na arte Barroca se caracterizava pelo seus quadros com fundo preto, dando uma pespectiva ao quadro, tornando-o real.
O barroco teve inicio na europa com o dominio espanhol,lutas entre adeptos da reforma protestante e adeptos da igreja catolica,enquanto no Brasil acontecia o ciclo da cana de açúcar, crescia a economia nos centros economicos e culturais(Bahia e Pernambuco) e a invasão holandesa.As caracteristicas barrocas:o conflito dualista entre motivos opostos ,linguagem rebuscada,uso exagerado de figuras de estilos,sensorialismo,gosto pela grandiosidade,com estilos "cultismo e conceptismo"um requinte formal e temas contraditórios -Katriny kellen
O estilo barroco é de origem controvertida. Pode ter nascido na Itália na Espanha entre outros países europeus. A literatura barroca chega a Portugal em um período marcado por grandes tensões e mudanças. É fruto dos conflito de sua época. presentes na igreja e noo racionalismo ,e neste ultimo que entra dois pólos opostos: IGREJA X PENSAMENTO RENASCENTISTA, SALVAÇÃO X PECADO, CÉU X INFERNO, ESPIRITO X CARNE, CARNE X RAZÃO. Os textos literários barroco são bastantes nítidos. Entre elas: ( os textos mostram choques entre amor e dor, vida e morte, religiosidade e erotismo, : conflito entre o eu e o mundo, o homem busca captar todo o sentido da miséria humana, ressaltando seus aspectos dolorosos e cruéis, desejo de expressar as emoções fortes do amor).
A arte barroca originou-se na Itália (séc. XVII) mas não tardou a irradiar-se por outros países da Europa e a chegar também ao continente americano, trazida pelos colonizadores portugueses e espanhóis. Barroco: termo de origem espanhola ‘Barrueco’, aplicado para designar pérolas de forma irregular. As obras barrocas romperam o equilíbrio entre o sentimento e a razão ou entre a arte e a ciência, que os artistas renascentistas procuram realizar de forma muito consciente; na arte barroca predominam as emoções e não o racionalismo da arte renascentista. É uma época de conflitos espirituais e religiosos. O estilo barroco traduz a tentativa angustiante de conciliar forças antagônicas: bem e mal; Deus e Diabo; céu e terra; pureza e pecado; alegria e tristeza; paganismo e cristianismo; espírito e matéria.
O barroco começou no secúlo XVI e foi até o secúlo XVII. O artista barroco era muito sentimentalista gostava de expressar sua solidão e agonia, ele era dividido entre aproveitar a vida e cometer pecado.
O barroco é uma escola literária de grande complexidade, e caracteriza-se pelo alto grau de religiosidade e a grande valorização da Culta Língua, utilizando de uma linguagem mais rebuscada e muito bem trabalhada, para muitos leitores se torna uma escrita de dificil compreensão, apresenta em suas produções antíteses e metonímias, é possivel ver também a constante oposição dos religiosos contra aqueles que os julgavam mal.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO barroco foi uma escola literária muito influenciada pela religiosidade e pela literatura lusitana. As principais características do barroco foram a dramaticidade no teatro, o claro e o escuro nas pinturas e a música instrumental. Na literatura eram usadas antíteses, uma comparação entre imagens, e a metonímia, os principais artistas dessa época, no Brasil, foram Gregório de Matos e o Padre Antônio Vieira.
ResponderExcluirO barroco foi um movimento que teve início na Europa nos séculos XVII e XVIII e foi marcado pela força da igreja exercendo poder social, político e econômico. No Brasil tem seu início em 1601 com a publicação de Prosopopeia, de Bento Teixeira, até 1768. Essa escola literária se preocupava com os seguintes temas: solidão, sofrimento de agonia, brevidade da vida, preocupação com a morte, pessimismo perante a vida, religião com alívio para angústias.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO Barroco, conhecido como a arte da Indisciplina, surgiu em meio a forte presença da cultura e principalmente da religião. Assim, fica dividido entre os prazeres do Renascimento e da religiosidade da Contra-Reforma. Portanto o Barroco é a expressãodas contradições humanas na espiritualidade da época. Por isso esta arte e literatura é vista como desobediente e conflitante por destruir princípios Renascentistas.
ResponderExcluirO barroco surgiu na época da contra-reforma, o barroco tem influência da religiosidade da eṕoca. O barroco tem como caracteristicas: O carpe diem, o conceptismo e na arte existe o jogo do claro-escuro. Um artista muito importante para o barroco tanto no Brasil como em portugal foi o Pe.Antônio Vieira. O maior poeta do barroco brasileiro foi Gregório de matos.
ResponderExcluirO barroco é um estilo que se desenvolveu primeiramente nas artes plásticas e depois se manifestou na literatura, no teatro e na música. Surgiu na Itália no século XVI e foi até o século XVIII.
ResponderExcluirAs obras do barroco apresentam o conflito espiritual,o homem vive atordoado entre a salvação e o pecado, linguagem refinada (poís foi formada pela nobreza e pelo alto clero), antítese e nas artes visuais eram predominantes o uso de luz e sombra para motsrar um contraste. O principal artista do barroco brasileiro nas artes plásticas é o aleijadinho.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO Barraco iniciou na europa, na época de domínio da Espanha, nele ocorreu grandes conflitos, entre eles: Contrarreforma, Reforma Protestante e Absolutismo, e no brasil a invasão Holandesa e o crescimento da economia. As características barrocas eram : Uso de antítes "ideias opostas", linguagem difícil de ser entendida pelo leitor, pinturas com profundidade e bastante real.
ResponderExcluirO Barroco é a expressão das idéias e dos sofrimentos do artista do século XVII , já que, o Barroco surgiu na passagem do século XVI para o XVII chegando até o inicio do século XVIII. O mesmo foi influenciado quando a igreja cátolica dá inicio ao movimento Contra-Reforma, usando algumas obras barrocas para tentar impedir a expassão protestante, por isso o Barroco tem uma influencia um tanto religiosa.
ResponderExcluirO Barroco sucedeu o Renascimento, abrangendo do final do século XVI foi até o final do século XVIII, estendendo-se a quase todas as manifestações culturais europeias é latino-americanas. Tem como marco inicial a Unificação da Península Ibérica sob o domínio espanhol em 1580 se estendendo até por volta da primeira metade do século XVIII, quando ocorre a fundação da Arcádia Lusitana.
ResponderExcluirCaracterizado pelo Cultismo: jogo de palavras; o uso culto da língua; predominando inversões sintáticas, é o Conceptismo: jogo de raciocínio e de retórica que visa melhor explicar o conflito dos opostos. Possui uma Linguagem rebuscada e trabalhada ao extremo, usando muitos recursos estilísticos, figuras de linguagem e sintaxe, hipérboles, metáforas, antíteses e paradoxos. É uma Literatura moralista, já que foi usada pelos padres jesuítas para pregar a fé e a religião.
Foi um movimento cultural, artístico e litarário de grande importância histórica, sendo um dos primeiros movimentos culturais do Brasil, que se caracterizava na literatura pelo uso exagerado das figuras de linguagem, principalmente a antítese. Na arte o uso do claro e escuro é constante que evidenciam oposições como: o céu e o inferno, o claro e o escuro, a vida e a morte. Ou seja, o Barroco retrata oposição,e sofre grande influência da igreja catolica.
O barroco é o nome do estilo artístico que floresceu entre o final do século XVI e meados do século XVIII, inicialmente na Itália, difundindo-se em seguida pelos países católicos da Europa e América, antes de atingir em uma forma modificada as áreas protestantes e alguns pontos do oriente.
ResponderExcluirConsiderado como estilo correspondente ao absolutismo e a contrarreforma distingue-se pelo esplendor e exuberância. Aborda vários temas: morte, sobrenatural, fugacidade da vida e ilusão, castigo, erotismo, cenas trágicas, apelo à religião, arrependimento, solução do mundo.
O Barroco originou-se na Itália, no século XVII. Foi um movimento muito marcante em muitas áreas. Graças a Igreja Católica e a Reforma Protestante ele teve muita influência do Teocentrismo (que significa Deus no centro de tudo). Foi um dos principais movimentos artísticos no Brasil, utlizou muito a antítese, ou seja, elementos opostos como bem e mal, alegria e tristeza, Deus e Diabo. Em seus escritos também estão presentes as figuras de linguagem metonímia e hipérbole.
ResponderExcluirA escola literária "Barroco" pode ser compreendida como um estilo artístico que trabalhava as artes plásticas, a literatura, o teatro e a música. As obras barrocas valorizavam muito as cores, luz e sombra. Seu tema central era a religiosidade, mas também trazia traços do conceptismo e do cultismo.
ResponderExcluirO barroco teve início na Europa nos séculos XVI e XVIII, e só começou a se difundir pelo Brasil no início do ano de 1601.
ResponderExcluirBarroco: Um periodo de contrastes
Um periodo literario
com contrastes e oposições
tem por nome Barroco
pessoas buscavam salvação
usufruindo de coisas mundanas,
mas tentando ter o perdão.
O Barroco enfatiza
tudo que é constante
que muda de aparência
retrata em instantes
o que está em movimento
de uma forma bem marcante.
Padre Antônio Vieira
destaca-se na literatura
com seus belos sermões
despertava a leitura
de religiosos diversos
para o desenvolver da criatura.
Amor platônico
amor carnal
pecado e perdão
contradição conflitual
tudo nele retratava
na literatura em geral.
O Barroco tem o cultismo
um rebuscamento formal
com ideias do conceptismo
a religiosidade em geral
marcou a historia de um povo
como um periodo especial.
Autor: Maylson Araújo Luz
Esse estilo chamado barroco teve início no século XVI, os escritores da época enfatizavam muito a questão da religiosidade e também o sofrimento, Algumas das características desse estilo são:dualismo, fugacidade, linguagem rebuscada, pessimismo, cultismo.
ResponderExcluirO Barroco em Portugal aconteceu em meio a decadência do país e contrarreforma católica, e já em 1640 pela reação de Restauração do Estado. De 1580 a 1756 foi um período de alternância de momentos de depressão e outros de euforia e nacionalismo, resultando em uma arte turbulenta. No Brasil, o Barroco também ocorreu a partir do século XVIII, a princípio influenciado pelos jesuítas que denominavam o ensino. Foi o primeiro estilo artístico do Brasil. É a representação dos ideais e dos sentimentos do artista nesse século.
ResponderExcluirVigora durtante todo seculo XVII e chega às primeiras décadas do seculo XVIII,registra o espirito contraditório de uma época que se divide entre as influências do renascimento - o materialismo,o paganismo, e o sensualismo - e da onda de religiosidade trazida sobretudo pela contrarreforma.
ResponderExcluirA linguagem barroca é a expressão de idéias e dos sentimentos do artista do século XVII.Seus temas e sua construção combinam-se para expressar a concepção barroca do mundo.
O barroco foi uma escola literária que surgiu na Europa, em especial na Itália, que se espalhou pelo mundo devido a grande influencia da igreja católica. Os temas barrocos abordavam muito o contrate entre a vida e a morte, não deixando de lado a religião católica, tanto na arte quanto na literatura.
ResponderExcluirConsiderado um renascimento revisitado, seus escritores eram contraditórios, absurdamente religiosos, transpiravam sofrimento em seus versos, trabalhados por artistas com grande interesse pela antiguidade clássica. Atingiu o ocidente e alguns pontos do oriente; antíteses e sofrimentos, englobavam o comportamento humano da época, para muitos o Barroco foi muito mais que um período histórico, mais que uma escola literária, que um estilo artístico, um novo modo de entender o mundo, a criatura e o criador.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirPeríodo literário que caracteriza-se pelos constrastes, oposições e dilemas. O homem deste período buscava a salvação ao mesmo tempo que queria usufruir dos prazeres mundanos, daí surgem os conflitos. Antopocentrismo opondo-s ao Teocentrismo. O barroco brasileiro teve seu marco inicial com: "Prosopópeia" de Bento Teixeira em 1601. Um dos mais importantes literários foi Gregório de Matos, conhecido como "Boca do inferno", essa designação se deu devido aos seus retratos da sociedade da época.
ResponderExcluirBarroco
ResponderExcluirA origem do termo Barroco e (contravertida). Alguns estudiosos afirmam que vem de uma dedução formal, aristotético, cuja conclusão era falsa: segundo outros, designaram um tipo de pérola que tinha forma irregular. A palavra irregular é bem adequada a esta escola literária, pois mostra uma das características fundamentais do estilo Barroco: o culto do contraste.
O termo Barroco estende-se a todas as manifestações artísticas (musicas, pinturas e arquitetura) da época.
O Barroco acabou influenciando na produção literária. As obras são marcadas pela oposição entre o mundo real e o espiritual e pelo sentimento de angústia. No Barroco são usadas algumas figuras de linguagem, como a metáfora, antítese e hipérbole. Na arte Barroca se caracterizava pelo seus quadros com fundo preto, dando uma pespectiva ao quadro, tornando-o real.
ResponderExcluirO barroco teve inicio na europa com o dominio espanhol,lutas entre adeptos da reforma protestante e adeptos da igreja catolica,enquanto no Brasil acontecia o ciclo da cana de açúcar, crescia a economia nos centros economicos e culturais(Bahia e Pernambuco) e a invasão holandesa.As caracteristicas barrocas:o conflito dualista entre motivos opostos ,linguagem rebuscada,uso exagerado de figuras de estilos,sensorialismo,gosto pela grandiosidade,com estilos "cultismo e conceptismo"um requinte formal e temas contraditórios -Katriny kellen
ResponderExcluirO estilo barroco é de origem controvertida. Pode ter nascido na Itália na Espanha entre outros países europeus. A literatura barroca chega a Portugal em um período marcado por grandes tensões e mudanças. É fruto dos conflito de sua época. presentes na igreja e noo racionalismo ,e neste ultimo que entra dois pólos opostos: IGREJA X PENSAMENTO RENASCENTISTA, SALVAÇÃO X PECADO, CÉU X INFERNO, ESPIRITO X CARNE, CARNE X RAZÃO.
ResponderExcluirOs textos literários barroco são bastantes nítidos. Entre elas: ( os textos mostram choques entre amor e dor, vida e morte, religiosidade e erotismo, : conflito entre o eu e o mundo, o homem busca captar todo o sentido da miséria humana, ressaltando seus aspectos dolorosos e cruéis, desejo de expressar as emoções fortes do amor).
A arte barroca originou-se na Itália (séc. XVII) mas não tardou a irradiar-se por outros países da Europa e a chegar também ao continente americano, trazida pelos colonizadores portugueses e espanhóis. Barroco: termo de origem espanhola ‘Barrueco’, aplicado para designar pérolas de forma irregular. As obras barrocas romperam o equilíbrio entre o sentimento e a razão ou entre a arte e a ciência, que os artistas renascentistas procuram realizar de forma muito consciente; na arte barroca predominam as emoções e não o racionalismo da arte renascentista. É uma época de conflitos espirituais e religiosos. O estilo barroco traduz a tentativa angustiante de conciliar forças antagônicas: bem e mal; Deus e Diabo; céu e terra; pureza e pecado; alegria e tristeza; paganismo e cristianismo; espírito e matéria.
ResponderExcluirO barroco começou no secúlo XVI e foi até o secúlo XVII. O artista barroco era muito sentimentalista gostava de expressar sua solidão e agonia, ele era dividido entre aproveitar a vida e cometer pecado.
ResponderExcluir